PRESENÇA DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: IDEIAS E PRÁTICAS CORRENTES
A música no contexto da educação infantil vem, ao longo de sua história, atendendo a vários objetivos, alguns dos quais alheios às questões próprias dessa linguagem. Tem sido em muitos casos, suporte para atender a vários propósitos, como a formação de hábitos, atitudes e comportamentos: lavar as mãos antes do lanche, escovar os dentes, respeitar o farol etc.; a realização de comemorações relativas ao calendário de eventos do ano letivo simbolizados no dia da árvore, dia do soldado, dia das mães etc.; a memorização de conteúdos relativos a números, letras do alfabeto, cores etc., traduzidos em canções.
Constata-se uma defasagem entre o trabalho realizado na área de Música e nas demais áreas do conhecimento, evidenciada pela realização de atividades de reprodução e imitação em detrimento de atividades voltadas à criação e à elaboração musical. A música está presente em diversas situações da vida humana. Nesses contextos, as crianças entram em contato com a cultura musical desde muito cedo e assim começam a aprender suas tradições musicais.
Dica Super Interessante para Trabalhar com Música na Educação Infantil
Musicalização Infantil
As aulas de musicalização infantil são uma introdução ao mundo da música. As crianças ainda não vão aprender a técnica de um instrumento, mas vão realizar atividades musicais divertidas para que descubram várias possibilidades musicais. Irão trabalhar com canções, instrumentos, vários estilos musicais, dança composição, desenho, vídeo. Sempre com objetivos musicais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário