quarta-feira, 12 de junho de 2013

Motricidade na Educação Infantil

MOTRICIDADE AMPLA-  BERÇÁRIO
“O sentido que os bebês atribuem a si próprios, como pessoas indepedentes está fortemente ligado ao desenvolvimento da capacidade de controlar suas ações motoras, de maniular objetos e de se descolar.”
Podemos concluir então, a grande importncia do desenvolvimento da motricidade das crianças, desde bebês, pois além de auxiliar no dsenvolvimento natural, e na formação de sua identidade.
As atividades de coordenação ampla ou geral visam harmonizar os movimentos dos grandes músculos.
Atividades sugeridas:
Locomotoras: possibilitam ao corpo se deslocar no espaço
·         Dar espaço para que o bebê engatinhe, caminhe, rasteje

·         Criar obstáculos para que o bebê os atravesse como, por exemplo, pontes montadas de papelão para que passe por baixo, passar bambole pelo corpo e colocar no chão para que saia.

·         Para movimentar os bebês podemos, ainda, utilizar brinquedos como cavalinhos de balanço de plástico, e também deixá-los deitados ou sentados sobre superfícies em que possam rolar e se movimentar. Os que ainda não fazem esses movimentos o professor pode auxiliar realizando exercícios com os membros dos bebês.

 Não locomotoras:  não envolvem mudança de um ponto para outro no espaço.

·         Exemplos: equilibrar, flexionar, estender, torcer, balançar, chacoalhar, girar e relaxar.
·         Flexionar as pernas, braços e tronco;
 ·         Estes movimentos devem ser realizados sempre com auxílio do professor, pois os bebês ainda não estão com o equilíbrio totalmente desenvolvido.

Manipulativas:  envolvem o manejo ou manuseio de objetos.

·         Manusear objetos como bolas, ensinando a arremessar, chutar
·         Carregar objetos com as mãos
·         Levantar objetos do chão
·         Brincadeiras qe envolvam contato de empurrar ou puxar, que devem ser feitas com o professor.



MOTRICIDADE AMPLA – MATERNAL

“Nos primeiros anos de vida, ocorrem grandes mudanças em relação a tudo que se refere à capacidade de movimento. O bebê passa de uma situação de dependência para uma de certo controle; do movimento descoordenado a  coordenação quase total.”
As atividades de coordenação ampla ou geral visam harmonizar os movimentos dos grandes músculos.
Atividades sugeridas:
Locomotoras: possibilitam ao corpo se deslocar no espaço.
·         Caminhar livremente sem esbarrar nos colegas
·         Caminhar sobre linhas desenhadas no chão
·         Caminhar primeiro de olhos abertos e, em seguida, de olhos fechados
·         Caminhar atravessando obstáculos
·          Pular para dentro de um arco e depois para fora dele;
·         Pular no mesmo lugar, com os pés juntos: para frente, para trás, para um dos lados, para o outro

Não locomotoras: não envolvem mudança de um ponto para outro no espaço.
·         Balançar partes do corpo, exemplos: balançar somente os braços, só uma perna, só a cabeça
·         Equilibrar-se com os braços erguidos e os olhos fechados
·         Flexionar as pernas, braços e tronco;

Manipulativas: envolvem o manejo ou manuseio de objetos.

·         Jogar uma bola a um colega, agachando-se, aumentando e diminuindo a distância; (o professor coordenando a distância e agachamento)
·         Arremessar a bola a um colega
·         Andar, sobre uma corda esticada no chão
·         Jogar com um colega, ambos parados, usando as duas mãos ou os pes (chute)
·         Brincadeiras qe envolvam contato de empurrar ou puxar, que devem ser feitas com o professor.








MOTRICIDADE AMPLA –PRÉ- ESCOLA

As atividades de coordenação ampla ou geral visam harmonizar os movimentos dos grandes músculos.
Atividades sugeridas:

Locomotoras: possibilitam ao corpo se deslocar no espaço.
                                                                                                                               
·         Caminhar atravessando obstáculos;
·          Saltar só com o pé direito, depois só com o pé esquerdo, com movimentação acelerada e lentamente.
·          Saltar obstáculos, ora pisando em todos, ora saltando um, saltando dois
·         Saltar desviando de obstáculos;
·         Saltar para dentro de um arco e depois para fora dele
·          Saltar no mesmo lugar, com os pés juntos: para frente, para trás, para um dos lados, para o outro;
·         Saltar uma corda balançando: com os pés juntos, alternando um pé e outro;
·         Correr, livremente, movimentando todo o corpo;
·         Correr, acompanhando o ritmo de palmas;
·         Correr, chutando um objeto;
·         Correr com um colega: lado a lado, atrás dele, segurando nos ombros como um trenzinho;
·         Correr, transportando um recipiente plástico cheio de água sem derrubar o líquido.

Não locomotoras: não envolvem mudança de um ponto para outro no espaço.
·         Balançar partes do corpo, exemplos: balançar somente os braços, só uma perna, só a cabeça;
·          Equilibrar-se com os braços erguidos e os olhos fechados;
·         Equilibrar-se na ponta dos pés;
·         Flexionar as pernas, braços e tronco;

Manipulativas: envolvem o manejo ou manuseio de objetos.

·         Passar uma bola, sucessivamente, por entre as pernas, primeiro sob a direita, depois sob a esquerda, por cima da cabeça e entre as pernas novamente;
·         Jogar uma bola a um colega, agachando-se, aumentando e diminuindo a distância;
·         Arremessar a bola a um colega, deixando-a dar dois piques no chão;
·         Andar, com as pernas abertas, sobre uma corda esticada no chão
·          Passar sob uma corda, que dois colegas seguram, sem encostar-se a ela;
·         Jogar com um colega, ambos parados, usando as duas mãos. Variar a atividade continuando o lançamento, ambos em movimento e usando só uma das mãos.


MOTRICIDADE FINA - MATERNAL


A motricidade fina envolve movimentos menores, geralmente com as mãos e pés. Até os três anos, as crianças estão aprendendo a controlar seus movimentos mais amplos, mas têm dificuldades em apertar, segurar e desempenhar pequenas tarefas que exigem movimentos precisos. Atividades motivantes que usem a habilidade motora fina ajudarão a melhorar a coordenação das crianças para movimentos mais precisos

 Exercicios de força  pinça fina botões coloridos com velcro
 Exercícios de força pinça fina - puxar as fitas dentro do pote
 Alinhavo na caixa de sapato com cadarço
Exercicios de força pinça fina - abrir pregadores pequenos e colocar no lápis
























MOTRICIDADE FINA- PRÉ ESCOLA

A motricidade fina envolve movimentos menores, geralmente com as mãos e pés. Atividades motivantes que usem a habilidade motora fina ajudarão a melhorar a coordenação das crianças para movimentos mais precisos

• Descrever objetos apalpando com olhos fechados
• Mostrar o objeto, fechar os olhos, dar um objeto diferente para reconhecer e depois entregar o certo
 • Modelar areia molhada no parquinho
• Copiar modelos de formas simples
  Recortar livremente figuras com a mão
• Recortar figuras usando uma mão com apoio e rasgando com a outra
• Recortar pedacinhos de papel ou TNT colorido e colar livremente
• Rasgar tiras de jornal ou revistas para fazer corrente (elos)
• Amassar papel (jornal) com uma e depois as duas mãos e abrir,
desenhar com tinta guache;
• Dobrar folhas ao meio na horizontal e vertical
• Passar água de um copo para outro
• Pescaria com peixes na areia;
• Passar caroços de feijão de um recipiente para outro com os dedos em pinça;
• Abrir e fechar zíper;
• Abrir e fechar recipientes com rosca


Nenhum comentário:

Postar um comentário