MOTRICIDADE AMPLA- BERÇÁRIO
“O sentido que os bebês atribuem a si próprios, como pessoas indepedentes está fortemente ligado ao desenvolvimento da capacidade de controlar suas ações motoras, de maniular objetos e de se descolar.”
Podemos concluir então, a grande importncia do desenvolvimento da motricidade das crianças, desde bebês, pois além de auxiliar no dsenvolvimento natural, e na formação de sua identidade.
As atividades de coordenação ampla ou geral visam harmonizar os movimentos dos grandes músculos.
Atividades sugeridas:
Locomotoras: possibilitam ao corpo se deslocar no espaço
· Dar espaço para que o bebê engatinhe, caminhe, rasteje
· Criar obstáculos para que o bebê os atravesse como, por exemplo, pontes montadas de papelão para que passe por baixo, passar bambole pelo corpo e colocar no chão para que saia.
· Para movimentar os bebês podemos, ainda, utilizar brinquedos como cavalinhos de balanço de plástico, e também deixá-los deitados ou sentados sobre superfícies em que possam rolar e se movimentar. Os que ainda não fazem esses movimentos o professor pode auxiliar realizando exercícios com os membros dos bebês.
Não locomotoras: não envolvem mudança de um ponto para outro no espaço.
· Exemplos: equilibrar, flexionar, estender, torcer, balançar, chacoalhar, girar e relaxar.
· Flexionar as pernas, braços e tronco;
· Estes movimentos devem ser realizados sempre com auxílio do professor, pois os bebês ainda não estão com o equilíbrio totalmente desenvolvido.
Manipulativas: envolvem o manejo ou manuseio de objetos.
· Manusear objetos como bolas, ensinando a arremessar, chutar
· Carregar objetos com as mãos
· Levantar objetos do chão
· Brincadeiras qe envolvam contato de empurrar ou puxar, que devem ser feitas com o professor.
MOTRICIDADE AMPLA – MATERNAL
“Nos primeiros anos de vida, ocorrem grandes mudanças em relação a tudo que se refere à capacidade de movimento. O bebê passa de uma situação de dependência para uma de certo controle; do movimento descoordenado a coordenação quase total.”
As atividades de coordenação ampla ou geral visam harmonizar os movimentos dos grandes músculos.
Atividades sugeridas:
Locomotoras: possibilitam ao corpo se deslocar no espaço.
· Caminhar livremente sem esbarrar nos colegas
· Caminhar sobre linhas desenhadas no chão
· Caminhar primeiro de olhos abertos e, em seguida, de olhos fechados
· Caminhar atravessando obstáculos
· Pular para dentro de um arco e depois para fora dele;
· Pular no mesmo lugar, com os pés juntos: para frente, para trás, para um dos lados, para o outro
Não locomotoras: não envolvem mudança de um ponto para outro no espaço.
· Balançar partes do corpo, exemplos: balançar somente os braços, só uma perna, só a cabeça
· Equilibrar-se com os braços erguidos e os olhos fechados
· Flexionar as pernas, braços e tronco;
Manipulativas: envolvem o manejo ou manuseio de objetos.
· Jogar uma bola a um colega, agachando-se, aumentando e diminuindo a distância; (o professor coordenando a distância e agachamento)
· Arremessar a bola a um colega
· Andar, sobre uma corda esticada no chão
· Jogar com um colega, ambos parados, usando as duas mãos ou os pes (chute)
· Brincadeiras qe envolvam contato de empurrar ou puxar, que devem ser feitas com o professor.
MOTRICIDADE AMPLA –PRÉ- ESCOLA
As atividades de coordenação ampla ou geral visam harmonizar os movimentos dos grandes músculos.
Atividades sugeridas:
Locomotoras: possibilitam ao corpo se deslocar no espaço.
· Caminhar atravessando obstáculos;
· Saltar só com o pé direito, depois só com o pé esquerdo, com movimentação acelerada e lentamente.
· Saltar obstáculos, ora pisando em todos, ora saltando um, saltando dois
· Saltar desviando de obstáculos;
· Saltar para dentro de um arco e depois para fora dele
· Saltar no mesmo lugar, com os pés juntos: para frente, para trás, para um dos lados, para o outro;
· Saltar uma corda balançando: com os pés juntos, alternando um pé e outro;
· Correr, livremente, movimentando todo o corpo;
· Correr, acompanhando o ritmo de palmas;
· Correr, chutando um objeto;
· Correr com um colega: lado a lado, atrás dele, segurando nos ombros como um trenzinho;
· Correr, transportando um recipiente plástico cheio de água sem derrubar o líquido.
Não locomotoras: não envolvem mudança de um ponto para outro no espaço.
· Balançar partes do corpo, exemplos: balançar somente os braços, só uma perna, só a cabeça;
· Equilibrar-se com os braços erguidos e os olhos fechados;
· Equilibrar-se na ponta dos pés;
· Flexionar as pernas, braços e tronco;
Manipulativas: envolvem o manejo ou manuseio de objetos.
· Passar uma bola, sucessivamente, por entre as pernas, primeiro sob a direita, depois sob a esquerda, por cima da cabeça e entre as pernas novamente;
· Jogar uma bola a um colega, agachando-se, aumentando e diminuindo a distância;
· Arremessar a bola a um colega, deixando-a dar dois piques no chão;
· Andar, com as pernas abertas, sobre uma corda esticada no chão
· Passar sob uma corda, que dois colegas seguram, sem encostar-se a ela;
· Jogar com um colega, ambos parados, usando as duas mãos. Variar a atividade continuando o lançamento, ambos em movimento e usando só uma das mãos.
MOTRICIDADE FINA - MATERNAL
A motricidade fina envolve movimentos menores, geralmente com as mãos e pés. Até os três anos, as crianças estão aprendendo a controlar seus movimentos mais amplos, mas têm dificuldades em apertar, segurar e desempenhar pequenas tarefas que exigem movimentos precisos. Atividades motivantes que usem a habilidade motora fina ajudarão a melhorar a coordenação das crianças para movimentos mais precisos
Exercicios de força pinça fina botões coloridos com velcro
Exercícios de força pinça fina - puxar as fitas dentro do pote
Alinhavo na caixa de sapato com cadarço
Exercicios de força pinça fina - abrir pregadores pequenos e colocar no lápis
MOTRICIDADE FINA- PRÉ ESCOLA
A motricidade fina envolve movimentos menores, geralmente com as mãos e pés. Atividades motivantes que usem a habilidade motora fina ajudarão a melhorar a coordenação das crianças para movimentos mais precisos
• Descrever objetos apalpando com olhos fechados
• Mostrar o objeto, fechar os olhos, dar um objeto diferente para reconhecer e depois entregar o certo
• Modelar areia molhada no parquinho
• Copiar modelos de formas simples
Recortar livremente figuras com a mão
• Recortar figuras usando uma mão com apoio e rasgando com a outra
• Recortar pedacinhos de papel ou TNT colorido e colar livremente
• Rasgar tiras de jornal ou revistas para fazer corrente (elos)
• Amassar papel (jornal) com uma e depois as duas mãos e abrir,
desenhar com tinta guache;
• Dobrar folhas ao meio na horizontal e vertical
• Passar água de um copo para outro
• Pescaria com peixes na areia;
• Passar caroços de feijão de um recipiente para outro com os dedos em pinça;
• Abrir e fechar zíper;
• Abrir e fechar recipientes com rosca
Nenhum comentário:
Postar um comentário